domingo, 30 de maio de 2010

Aérea


Está cá em casa há muitos anos. Sempre aérea. Tão aérea, que se tem esquecido de dar flor.
Este ano humanizou-se, tornou-se abrigo, e mesmo sem descer à terra, timidamente floriu.
.
I get a kick out of you, Charles Mingus









quarta-feira, 26 de maio de 2010

Resumo da viagem

Em silêncio, com a certeza calma de tudo o que vivemos. Até para o ano!
.
What is there to say?, Bill Evans









quinta-feira, 20 de maio de 2010

Pintores anónimos





É claro que fui matar saudades da luz magistral nos quadros de Rembrandt; sim, fui de novo viajar até ao quotidiano do século XVI através das telas familiares de Vermeer. Indispensável uma visita a estes dois pintores, nas idas a Amsterdam.
Desta vez, contudo, deixei-me também surpreender e encantar pelos quadros pintados por pintores anónimos, neste museu ao ar livre em que se transformam em Abril os campos da Holanda. Beleza de nos deixar sem fôlego!
.
Over the Rainbow, Glenn Miller











quinta-feira, 13 de maio de 2010

De Keukenhof, o oásis



De Keukenhof, jardim privado que abre ao público dois meses por ano, quando as túlipas e os jacintos saiem da sua hibernação anual, é uma espécie de oásis onde um dia tem sempre poucas horas para tudo admirar.


Há quem se limite a passear por entre milhares de bolbos floridos. Mas há outras alternativas para aproveitar bem um dia ao ar livre, desde um jogo de xadrês, visitar a exposição de escultura ou entreter-se na quinta pedagógica.
De Keukenhof proporcionou-nos um excelente dia fora da cidade.
.
Over the Rainbow, Glenn Miller









quinta-feira, 6 de maio de 2010

Amsterdam inesgotável

Tal como uma residente da cidade em intervalo de obrigações, passeio-me despreocupada por recantos ainda não explorados. É a redescoberta do já familiar.


No Jordaan, bairro que segundo alguns deve o seu nome à palavra francesa jardin, encantam-me os pátios comuns, a que se chega por estreitas e misteriosas vielas.

As casas, muitas delas, são enfeitadas com painéis que nos dizem da profissão do morador. Assim era antigamente, assim continua a ser agora.

Os gatos são uma presença
plácida e útil na maioria dos
cafés, restaurantes, lojas, hoteis
e casas desta cidade, onde
muitos dos edifícios são velhos
do século XVI



Numa das margens do Red Light District, bairro digno de estudo em várias vertentes, encontro uma escultura discreta e irónica, que piso distraída, e que ilustra um ditado popular na zona...

E de novo, e sempre, e por todo o lado os canais, que servem de chão para casas, de ruas para passear, de rotas de navegação.
Amsterdam, a cidade inesgotável!
.
Spring is here, Bill Evans Trio