domingo, 7 de março de 2021

Dinheiro


 Origem de tanto crime, razão de ganâncias e faltas de ética, necessidade absoluta na nossa vida…e contudo sem peso, como nos diz Gonçalo M. Tavares pela boca de um personagem no seguinte passo de Uma menina está perdida no seu século à procura do pai, pag.140, Porto Editora:

 Deixe-me dizer, parece uma invenção não humana. É mesmo isto. Sabe quanto pesa uma das nossas notas mais valiosas? Numa balança normal nem sequer se assinala a presença de alguma coisa. Nada, a balança não mexe. Nada mesmo, é absolutamente espantoso, como se ali não existisse NADA. Mas está. Uma nota das nossas mais valiosas…”

Há muito não se me deparava uma metáfora tão forte, tão expressiva, tão veemente, neste tempo em que a linguagem empobrecida perdeu luminosidade!

. Money, Pink Floyd

 



4 comentários:

Maria Dolores Garrido disse...

Bom dia!
Belo exemplo. Nunca tinha pensado no peso do dinheiro, pondo-o assim na balança e, no entanto, alguns dão-lhe tanto peso nas suas vidas que até esquecem a vida dos outros.
Um dia feliz.

Rosa dos Ventos disse...

Eu que já li o livro não dei por esta passagem tão eloquente.
Tenho de a procurar!

Abraço

economista disse...

Ah! a economia! A moeda! O que nasceu, o que foi criado pelo humano para ser instrumento de troca - uma coisa no meio dos humanos, a ligá-los -, modo de fazer os humanos mais solidários, foi-se sendo modificado (pelos humanos) em medida de valor, passo a passo, século a século, em coisa a ligar coisas com o humano a ser intermediário das coisas, e aos poucos deixando de ser coisa para ser NADA, para transformar o(s) humano(s) em servo de algum humanos.
E não irremediável que assim seja... basta SÓ tomar consciência e transformar o que foi desumanizado. Transformar o mu(nda)do.

UmaMaria disse...

Eu concordo com todas as observações feitas mas...dá muito jeito ter dinheiro. Para ter melhores cuidados de saúde, para ter uma habitação confortável e agradável, para viajar e, sobretudo, para poder fazer face a situações inesperadas. Na sociedade em que vivemos, ter dinheiro é essencial!