sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Miragem doce






Foi um encontro casual, como todos os encontros empolgantes. Uma desordem repentina no tempo materializou ali, em cima do muro, o gato da minha infância, como uma miragem veemente e doce.

Ele, tranquilo e imponente, olhou-me com olhos insondáveis de quem percebe o mundo. Eu, perplexa e fascinada, aproximei-me em diálogo silencioso. Sugeri um afago, que ele permitiu distante e condescendente, contudo amável. E eu disse-lhe que o meu gesto era mais que uma homenagem à beleza e à sedução. Era um aceno de saudade ao tempo vivido. Ele entendeu.

.

(Valsa para piano nº16, F.Chopin)

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O menino que queria ser pássaro




















O menino sentia-se diferente. Diferente dos outros meninos que, sem se questionarem, continuavam a repetir os hábitos familiares e tradicionais, mesmo que daí não resultasse alegria. Mesmo que isso representasse uma espécie de CAPITULAÇÃO. A tradição queria-os a jogar boxe para se tornarem homens, e eles aprendiam boxe e contentavam-se com o prazer FALAZ de um elogio ou de um GALANTEIO ao fim do treino. A tradição queria-os mineiros em adultos, e eles mineiros seriam, sem perguntas nem ambições.

Ele era diferente. Ele queria erguer os olhos da ESCURIDÃO do quotidiano e alargá-los para horizontes de LIBERDADE. Ele queria chegar ao mundo da HARMONIA e da audácia. O menino sentia-se com forças para, num GESTO transgressor, criar asas e ser pássaro e não pedra, e viver em SINTONIA com o sonho que o preenchia. Ele queria dançar.

Foi duro enfrentar o preconceito e a intolerância. Por vezes o ESFORÇO parecia superior às suas frágeis forças, ou às forças que o seu frágil corpo fazia adivinhar. E no entanto permaneceu sempre, obstinada e corajosa, a vontade de ser pássaro. O SENTIMENTO seguro de que poderia voar em direcção a uma qualquer LUZ apenas pressentida, para além do abismo dos dias taciturnos.

Chegou a ser um grande BAILARINO.
.
(tendo ainda na memória Billy Elliot, de Stephen Daldry)
.
(7º Jogo das 12 Palavras)

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Jogo do Tempo




Por momentos o Outono afastou-se do jardim, encostou-se a um cantinho recolhido nas folhas da videira, e deixou a Primavera brincar livremente, como se ainda houvesse tempo.
Algumas flores e o morangueiro, atordoados, entraram no jogo.

.


Witchcraft, Bill Evans Trio

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Terapias alternativas...









...recomendadas contra toda a espécie de enfermidades, desde a simples dor de dentes até à pneumonia aguda: passeios, cultura e petiscos! Remédios santos!.
Vivalvi, Autumn( Allegro)

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Convalescença à beira-mar

Vai lá donaminha, vai convalescer descansada para a beira-mar, que bem precisas de ganhar forças. Nem podes comigo pelo rabo...
E tu, fazdedono, descansa também desta correria dos últimos dias de põe termómetro, dá antibiótico, faz chá! Credinho, até fazia tonturas olhar para o teu desassossego!

Vão lá os dois descansados, que eu trato de tudo! Sim donaminha, agradeço por ti a todas as amigas e amigos que se interessaram pelas tuas melhoras. Sim, digo-lhes que já estás quase, quase a voltar à vida activa. Sim, e tomo conta da casa, claro. Vou ficar aqui de atalaia!
Trato de tudo, já disse - podem ir embora, apre!!
Finalmente lá foram! Agora é só dar as ordens à babysitter e já posso dormir a minha sesta descansado...RonRonRon!
.
(Love me or leave me,Chet Baker/Gerry Mulligan)

sábado, 11 de outubro de 2008

With a little bit of luck...

Sem ânimo para visitar-vos, enredada que estou há dois dias numa teia de dor, tosse e febres altas, tenho sentido saudades vossas. Voltarei logo logo, mal consiga sair deste túnel de incómodos e ausência. With a little bit of luck...

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

O essencial

"... on ne voit bien qu'avec le coeur. L'essentiel est invisible pour les yeux"
.
Le Petit Prince, Antoine de Saint-Exupéry, Ed. Gallimard, pag.72

.
(Someday my prince will come,Bill Evans)

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Alergias

Mas que raio de comichão é esta, donaminha? Não pode ser pulga, eu NÃO tenho pulgas...



Olha daqui deste lado, borbulhas! É brotoeja, só pode ser brotoeja! Eu fico com brotoeja quando estranhos me pegam ao colo...
Achas que vai passar assim, com cuspo? Não sei...acho melhor ir ao veterinário, que isto é sério!
Não é caso para veterinário? Mas eu estou alérgico , olha para a minha barriga cheia de borbulhas!
Foi ela de certeza, aquela vizinha ali! Quantas vezes tenho de repetir que não gosto que me peguem ao colo? EU é que ESCOLHO os colos para onde quero ir. Irra!!

Estou melhor sim, donaminha... já desabafei! Mas sou eu que escolho os colos, está bem? Senão fico alérgico.
(My funny Valentine,Chet Baker/Gerry Mulligan)